Regulamento

Submissão de resumos 2019

O 15º Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (SPMD) vai decorrer nos dias 18 a 19 de Outubro de 2019, em Portimão, Portugal. Um dos objectivos do Congresso será apresentar trabalhos com a melhor investigação científica e casos clínicos, em todas as áreas da Medicina Desportiva. 
 
Todas as submissões de resumos serão realizadas aqui.
 
 
Categorias

Ao submeter um resumo, os autores terão que selecionar uma categoria na qual se insira melhor o tema do resumo, dos seguintes:

  1. Prevenção, traumatologia e reabilitação de lesões
  2. Decisão médico-desportiva e clínica médica
  3. Atletas de alto rendimento, adaptação ao exercício, rendimento desportivo e monitorização do treino
  4. Saúde e exercício
 
Datas importantes

Início da submissão de resumos 9 de Julho de 2019

Prazo final de submissão de resumos 22 de Setembro de 2019, 23:59 (GMT)

 
Elegibilidade

Para submeter um resumo, pelo menos um dos autores tem que se inscrever no Congresso até 05 de Outubro de 2019.

Se isso não se verificar, o resumo será retirado do programa científico.

 
Responsabilidades do Autor Principal
  • O autor principal, por defeito, é o primeiro autor de cada resumo e será o autor que apresenta no Congresso e servirá como contacto principal para toda a correspondência relacionada com o resumo, a menos que especificado de outra forma;
  • Se o primeiro autor não for o autor principal, o autor principal designado tem que ser um dos co-autores do resumo submetido;
  • Cada autor poderá submeter, no máximo, 3 resumos como primeiro autor, podendo ser co-autor noutros resumos.

O autor principal é responsável pelo seguinte:

  • Certificar-se que todos os autores leram o resumo e concordaram em ser co-autores;
  • Notificar todos os co-autores de qualquer informação que seja adicionada, apagada ou alterada no programa, tal como for comunicada pela SPMD.

 

Consentimento e declaração dos autores

Cada autor do resumo consente e declara que:
  • Leu todas as regras do regulamento de submissão e concorda com as mesmas;
  • É responsável pelo cumprimento das regras de submissão do resumo;
  • Abdica de qualquer queixa contra a SPMD ou revisor científico apontado pela SPMD que surja da avaliação do resumo submetido, incluindo mas não limitado, à avaliação por pares e a avaliação dos resumos.
 
Regras Gerais
  1. O resumo deve abordar questões do foro científico ou casos clínicos detalhados e bem fundamentados. Ensaios que se encontrem a decorrer não contêm dados, pelo que não serão considerados.
  2. Os autores cedem o copyright do resumo à SPMD com a submissão. Isto significa que um resumo idêntico não poderá ser re-publicado ou submetido a outra conferência.
  3. Todos os estudos e pesquisa referidos nos resumos submetidos que envolvam sujeitos humanos ou animais devem estar em conformidade com os princípios éticos da experimentação animal e humana regulada pela Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial.
  4. Não poderão ser realizadas revisões após o prazo final de submissão dos resumos.
  5. A apresentação na conferência tem que refletir o resumo submetido. De facto, o título do resumo, a autoria e o conteúdo científico da apresentação terão que corresponder ao resumo submetido, ainda que atualizações nos resultados possam ser adicionadas.
  6. Os resumos devem estar escritos de forma clara e concisa, em português ou inglês, para que os revisores se possam focar apenas no mérito científico da submissão.
 
Formato de Apresentação 

Todas as submissões serão avaliadas pela Comissão Científica que selecionará e informará qual o formato de apresentação (Poster ou Comunicação Oral). Nestes casos, os autores principais serão contactados e os que aceitarem serão incluídos no programa final como Comunicação Oral Livre.

  • A Comissão Científica poderá NÃO aceitar todos os resumos para apresentação em poster.
  • A Comissão Científica poderá pedir aos autores que façam algumas alterações de forma a aceitar o resumo. 
 
Revisão de resumos e Processo de Seleção

Após o prazo final de submissão, todos os resumos completos e elegíveis serão disponibilizados aos revisores de resumos do Congresso da SPMD para uma avaliação e classificação cega, e as decisões finais serão tomadas até ao fim do mês de Setembro de 2019.

  • Os resumos serão avaliados e classificados unicamente pelo seu mérito científico.
  • Resumos incompletos não serão revistos.
  • O mesmo estudo não poderá ser submetido como resumos diferentes. resumos que sejam apenas versões diferentes de um só estudo serão rejeitados.
  • Resumos serão revistos por pares de acordo com as categorias de submissão. Os autores devem indicar durante a submissão online qual a categoria em que deverão ser revistos (apenas uma). Use, por favor, a lista das categorias de submissão, que apresenta uma descrição detalhada de cada categoria, para o ajudar a selecionar a categoria mais apropriada para a submissão. Leia a descrição de todas as categorias e selecione a que mais se adequa à sua submissão. Todas as seleções de categoria serão finais. NÃO existirão re-classificações de resumos após a data final de submissão. resumos submetidos na categoria errada serão classificados nessa categoria e não terão boa classificação.
  • Todas os resumos submetidos serão considerados para apresentação oral ou poster:
  • Sessão de Comunicações Orais contará com apresentações orais formais, seguidas por uma breve discussão. Mais detalhes relativamente ao formato da apresentação serão fornecidos aos autores dos resumos selecionados.
  • Sessão de Apresentação de Posters permitem a observação do poster. Espera-se que os autores exponham e retirem os posters no tempo que será designado e que se encontrem junto dos mesmos para responder a questões durante a sessão de apresentação de posters. O tempo de permanência junto do poster, durante esta sessão, será monitorizado.
 
Notificação da Decisão da Comissão Científica

A notificação relativa à decisão da Comissão Científica dos resumos será enviada ao autor principal até ao dia 30 de Setembro de 2019, por e-mail. Assim, é importante que o e-mail correto seja fornecido durante o processo de submissão on-line. Se o resumo for aceite, o e-mail irá referir o modo de apresentação para que foi selecionado: comunicação oral ou poster. Caso não tenha recebido uma notificação por e-mail até ao dia 30 de Setembro de 2019, contacte-nos através de spmd.abstracts@gmail.com. As notificações dos resumos rejeitados serão enviadas também neste momento.

A decisão da Comissão Científica relativamente aos resumos submetidos é final.

 
Cancelar a submissão

Quando um resumo é aceite, um pedido de cancelamento da submissão deverá ser enviado por escrito até ao dia 5 de outubro de 2019 para spmd.abstracts@gmail.com caso o autor principal decida desistir da sua submissão por qualquer motivo. Os resumos não serão retirados após esta data.

A SPMD reserva-se no direito de retirar resumos que violem os regulamentos e linhas de orientação da SPMD ou do Congresso da SPMD, como os que forma já apresentados, que se demonstraram ser cientificamente não fundamentadas, ou que apresentem dados incorretos, etc.

 
Publicação no Livro de resumos do Congresso da SPMD

Todos os resumos aceites para apresentação (oral ou poster) no Congresso da SPMD serão publicados no Livro de resumos do Congresso da SPMD (formato digital). A SPMD reserva-se no direito de não publicar resumos que se incluam nas categorias de submissão mas que promovam de forma inapropriada interesses comerciais, resumos que sejam considerados não-éticos, mal escritos ou cientificamente fracos, ou resumos que se considerem desadequados por outros motivos determinados pela Comissão Científica.

 
Política de Submissão de resumos 
Política de Declaração de Conflito de Interesses 

A SPMD compromete-se a assegurar a integridade científica e educativa do programa. Deste modo, a SPMD requer que sejam declarados todos e quaisquer apoios financeiros ou outros interesses que possam ser interpretados e resultar em conflitos de interesse reais, potenciais ou aparentes. 

Esta medida não tem a intenção de prevenir que sejam apresentados trabalhos; serve meramente para identificar de forma inequívoca os potenciais conflitos para que a audiência possa formar os seus próprios julgamentos sobre uma apresentação com todos os conhecimentos dos factos.

 
Responsabilidade do Autor relativamente à Declaração de Conflitos de Interesse

O autor principal é responsável pela obtenção da informação da declaração de conflitos de interesse de todos os co-autores.

Todos os autores e co-autores devem declarar toda a informação relevante relativa a circunstâncias pessoais ou profissionais e relações que possam de alguma forma afetar a perspetiva do autor na apresentação em causa.

Estas incluem relações com companhias farmacêuticas, fabricantes de dispositivos biomédicos, ou outras empresas cujos produtos ou serviços se relacionem com o tema da apresentação. Se não existir nenhuma relação relevante, este facto deverá ser também declarado.

 
O que declarar?
Os autores devem declarar qual a relação e o nome da empresa/instituto das áreas seguintes com as quais têm uma relação. Terão a opção de anunciar no processo de submissão online que não existe informação a declarar relativa ao resumo. A informação pertinente que deve ser declarada pode incluir, mas não é limitada, às seguintes áreas:
  • Empregabilidade
  • Consultoria
  • Interesse de posse em empresas
  • Financiamentos para pesquisa
  • Honorários recebidos de forma direta por uma entidade
  • Patentes e direitos
  • Testemunhos de expert pagos
  • Filiação ou outras relações de membros de direções, ou comissões consultivas
  • Outras relações sujeitas a financiamento
 
Como submeter um Resumo
  1. A submissão dos Resumos estará aberta desde o dia 9 de Julho até 22 de Setembro de 2019.
  2. Todos os resumos deverão ser submetidos até ao dia 22 de Setembro de 2019, às 23:59, GMT. As submissões que se encontrarem incompletas no prazo final da submissão serão rejeitadas.
  3. Os resumos devem ser submetidos através da plataforma online para o efeito. E-mails e ficheiros de software de edição de texto submetidos não serão aceites.
  4. Caso pretenda editar o seu resumo já submetido, poderá fazê-lo antes da data final de submissão (31 de Agosto de 2019, 23:59 GMT), ao re-submeter um novo resumo. CERTIFIQUE-SE QUE ENVIA UM E-MAIL A REQUISITAR O CANCELAMENTO DOS resumos ANTERIORES, para SPMD.resumos@gmail.com
  5. Qualquer questão técnica relativa ao processo de submissão de resumos deverá ser reportada para spmd.abstracts@gmail.com.
  6. Preparar um Resumo para submissão
  7. Informação para contacto
  8. Deve indicar o seu Nome, Grau Académico, Instituição, Morada, Telefone/Telemóvel e E-mail. Como autor principal, receberá toda a correspondência da SMPD relativa à submissão.
  9. O autor principal será o primeiro autor e apresentador da comunicação, a menos que especificado de outra forma durante o processo de submissão.
 
Co-Autores

Deve indicar os nomes dos co-autores e as respetivas instituições. Por favor verifique os nomes dos co-autores antes da submissão.

 
Título do Resumo

O título do resumo deve ser breve e indicar de forma clara a natureza do resumo.

 
Uso de nomes de produtos

Devem ser usados nomes não-comerciais (genéricos/científicos) e com letras minúsculas.

Se necessário, poderá incluir um nome comercial entre parêntesis após a referência do nome genérico, após a primeira menção do produto no corpo do resumo. A primeira letra de um nome comercial de um fármaco deve estar em maiúsculas. A SPMD reserva-se ao direito de substituir nomes comerciais por nomes genéricos de forma a garantir a adesão a esta regra.

 
Abreviaturas
As abreviaturas devem ser colocadas entre parêntesis imediatamente após a primeira menção de um termo ou frase, podendo depois ser usada em todo o texto do resumo.
 
Corpo do resumo e caso clínico, tabelas e figuras

Os resumos submetidos para o Congresso da SPMD serão publicados no Livro de resumos do Congresso da SPMD. Todos os resumos submetidos terão a mesma formatação para a sua publicação, sem que se efetuem alterações no conteúdo. A verificação de todo o texto é da responsabilidade do autor. Isto inclui a lista de autores.

Todo o corpo do resumo, excluindo legendas de figuras e as tabelas, não deverão exceder 1900 caracteres. O título, os nomes dos autores, filiações, figuras e tabelas não serão incluídos na contagem de caracteres. 

O resumo do trabalho de investigação poderá ser estruturado (p. ex. dividido em secções como Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, etc.) ou não estruturado. 

O Caso Clínico poderá ser estruturado (p, ex. Introdução curta, a Descrição do caso com a história, o exame objectivo, os exames complementares de diagnóstico, restrições/contra-indicações para a prática do exercício/modalidade a evolução do doente e a Discussão, cujo objectivo é a decisão médico-desportiva) ou não estruturado.

Não deve utilizar formatação do texto em negrito ou sublinhado. Texto em itálico é aceitável.

O texto pode-se encontrar em vários parágrafos.

Símbolos gregos ou matemáticos especiais poderão ser disponibilizados caso o autor o peça. Para tal, deverá contactar o e-mail spmd.abstracts@gmail.com. Tenha atenção a todos os caracteres especiais utilizados ao carregar o texto do resumo para a plataforma online.

Utilize algarismos para indicar números, exceto no início das frases.

Todas as tabelas e figuras que queira incluir devem ser submetidas como ficheiros de imagem isolados. Os formatos aceites incluem JPEG, TIFF, PNG e PDF. Não copie uma tabela diretamente para o texto do resumo.

Todas as referências devem ser colocadas como citações no próprio texto e não como notas de rodapé no fim do resumo, como “(1)”.

 

Seleção da Categoria de Revisão de resumos

Escolha uma das categorias de revisão dos resumos, de acordo com a descrição de cada uma, para obter a melhor classificação no resumo. 

Certifique-se que escolhe a categoria que melhor descreve o seu trabalho pois será será revisto na categoria que selecionar. Não poderá reclassificar o seu trabalho após a sua submissão.

 
Atribuição de Prémios

A SPMD irá atribuir um prémio para os melhores resumos. Todos os trabalhos selecionados para Comunicação Oral serão considerados para o Prémio de Melhor Comunicação Oral. Todos os Casos Clínicos serão considerados para o Prémio de Melhor Apresentação de Caso Clínico.

Os vencedores deverão estar presentes na Cerimónia de atribuição de Prémios durante o Congresso da SPMD de forma a receber o prémio.

A melhor Comunicação Oral e a Melhor Apresentação de Caso Clínico receberão uma inscrição gratuita para o próximo Congresso Nacional da SPMD em 2020.

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